terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fotos do litoral de Maricá

Divulgamos abaixo, fotos tiradas durante visita do grupo Ecoando às Ilhas Maricás, no dia 14 de janeiro de 2012, mostrando um pouco das belezas e riquezas naturais deste verdadeiro paraíso, que a Petrobras quer transformar em latrina de porcarias petroquímicas tratadas e permitidas pela legislação.

Para quem quiser ver outras fotos e o relato desta visita, sugerimos a visita ao site http://www.ecoando.com, clicando em GALERIAS DE FOTOS e DIÁRIOS DE TRILHA.

Temos ou não temos que lutar com todas as forças para impedir despropósitos como estes?

(Todas as fotos são de autoria de Cássio Garcez. É permitida a reprodução das mesmas, desde que citados o crédito e a fonte)


Pescador chegando de sua faina nas Maricás (ao fundo e à esquerda).

Parte do resultado da pescaria de apenas um dos vários barcos da Rua 70, justamente o local onde a Petrobras planeja instalar a saída do duto. Segundo estudo da fundação Prozee, a participação da comunidade de pescadores da Rua 70 ocupa a segunda colocação na produtividade pesqueira de Maricá , com 16,3 % do total de pescado desembarcada, atrás apenas da lagunar Guaratiba, que detem 20,9%.

A comercialização do pescado diretamente com o consumidor.

Grupo de caminhada, compradores de peixe e as Maricás ao fundo.

A consistente movimentação socioeconômica proporcionada pela pesca, na Praia do Frances.

Travessia do canal, com "Leprinha" (cachorro de Manel) como proeiro.

Aproximação das ilhas.

A Ilha Maricá.

Prainha de desembarque. Notar as águas cristalinas e límpidas. Será que o tratamento e a alegação de que os efluentes do emissário estarão dentro da legislação serão o suficiente para manter a qualidade ambiental deste lugar?

Início da caminhada na Ilha Maricá, com o Alto Mourão se destacando ao fundo. Ao redor desse ponto culminante de Niterói, se encontra a área marinha do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que será atingida segundo mapa do próprio EIA.

Fenda que quase divide a ilha em duas.

Algumas das espetaculares paisagens da Ilha Maricá. Ao fundo é possível ver o Pico do Cedro (elevação mais destacada à direita) e a Ponta Negra, outro local ameaçado pelo projeto de construção de um "monstroporto".

O exato local do litoral de Maricá onde se planeja descartar os efluentes do Comperj. Será que todas essas ameaças não passarão de um pesadelo, o qual iremos acordar a qualquer momento? Ah, que bom se fosse simples assim...

Vista da Prainha de Desembarque, do alto da Ilha Maricá.

Prainha da Fenda, no extremo nordeste da Ilha Maricá.

Limpidez e transparência características das águas das Maricás.

Grupo no exíguo trecho de areia da Prainha da Fenda.

Banho privilegiado nas limpas águas da Prainha da Fenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário