quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Obras do emissário do Comperj são suspensas por descumprimento de contrapartidas

Por: Cássio Garcez

Segundo o site Lei Seca de Maricá (http://www.leisecamarica.com.br/prefeito-de-marica-determina-a-paralisacao-das-obras-do-emissario-do-comperj-em-itaipuacu/), a prefeitura de Maricá suspendeu hoje as autorizações de trabalho dadas à Petrobras para a construção do emissário terrestre/submarino do Comperj. A razão seria o descumprimento de contrapartidas exigidas por lei para atenuação dos impactos das obras na região.

Ou seja, além de não pagar o que deve e de muito menos cumprir os prazos determinados em contrato para as contrapartidas, a Petrobras apresentou à prefeitura um documento com teor diferente do original, reduzindo à uma rua apenas o valor prometido de R$ 20 milhões destinado a áreas que deveriam ser indicadas pelo próprio município.

Rua esta, diga-se de passagem, que sequer deveria ter seus custos incluídos no contrato, por ser obrigação da empresa entregá-la como encontrou, nas palavras do secretário de desenvolvimento urbano, Alan Novais.

Assim, se o próprio prefeito de Maricá - um dos que festejou a escolha deste município como latrina do complexo petroquímico justamente por causa dessa irrisória compensação - reage tão firmemente contra esse embuste, é sinal de que a situação é bem mais grave do que podíamos supor.

Isso porquê, se o que é de interesse maior da prefeitura não está sendo honrado pela Petrobras (o prometido investimento financeiro em urbanismo na cidade), imagine-se aqueles setores tradicionalmente desprestigiados em obras dessa empresa – como cumprimento de medidas mitigatórias e compensatórias ambientais, respeito a leis trabalhistas em suas empreiteiras, adoção de sistemas de gestão de segurança e de contingenciamento de riscos, etc.?

Enfim, parece que finalmente a prefeitura de Maricá está se dando conta – tardiamente – do presente de grego que recebeu tão festivamente há alguns anos.


Pena que agora seja tarde. 

Foto:  obras do Comperj em Itaipuaçu. Autor: Romário Barros. Lei Seca de Maricá

()

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber se vc tem um mapa do duto do comperj ( de itaborai ate marica), estou apresentando um projeto sobre esse tema e nao consigo achar um mapa descente, contendo escala e coordenadas. vc teria como me disponibilizar ?

    ResponderExcluir
  2. Axlkeiro, favor enviar seu e-mail para ecoando@ecoando.com, para que nós possamos te enviar os mapas do EIA/RIMA.

    ResponderExcluir