terça-feira, 17 de julho de 2012

Descoberto suposto depósito de dutos do emissário do Comperj



Ao averiguar denúncias anônimas, nós, do Fora Duto do Comperj, descobrimos um suposto depósito de dutos do ainda não licenciado emissário terrestre/submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

O mesmo situa-se no Loteamento Reserva Verde, em Itaipuaçu, na quadra localizada entre as ruas "R", "O" e Vinte e Sete, a 600m da Estrada de Itaipuaçu, defronte à face sul da Pedra de Itaocaia, conforme fotos e imagem de satélite a seguir. Sua localização exata é:  22°56'35.18"S de latitude e  42°57'4.49"O de longitude, segundo o Google Earth.

Embora não possamos afirmar com certeza que tal depósito pertença à Petrobras e integre a construção do emissário - já que não há qualquer placa informativa no local -, as três evidências abaixo indicam justamente isso. São elas:

  • presença frequente de funcionários e de caminhões da Petrobras no depósito, segundo os denunciantes;
  • material armazenado no local composto por dezenas de tubulações, montes de areia, brita e outros insumos de obra do porte de um emissário como o do Comperj;
  • proximidade do depósito ao traçado planejado no EIA/RIMA para o emissário.

Uma vez confirmadas nossas suspeitas, estará definitivamente caracterizado o desrespeito da Petrobras aos trâmites legais deste licenciamento, que se tornou mais flagrante com a abertura precoce da licitação para a construção do emissário (conforme denúncia do sítio eletrônico Barlavento & Sotavento, disponível em: http://barlaventoesotavento.wordpress.com/2012/05/11/3638/), em março deste ano.

Estamos anexando esta denúncia e suas fotos ao Procedimento Preparatório sobre o emissário do Comperj, que se encontra no Ministério Público Estadual, com o objetivo de corrigir tão escandalosa postura de desrespeito à lei e à ética por uma empresa que, pelo fato de ser pública, deveria portar-se justamente da forma oposta.




Imagem de satélite com a exata localização do suposto depósito de dutos do Comperj.



O depósito de dutos, com os tubulões e monte de brita.


Tubulões.


O depósito, com a Pedra de Inoã ao fundo.


Detalhe dos tubulões.
Fotos: Cássio Garcez




Um comentário:

  1. "Embora não possamos afirmar com certeza que tal depósito pertença à Petrobras e integre a construção do emissário"...etc...

    È Só ir até o final da rua "R" passar por baixo ou por cima de uma porteira de madeira..uns 10 metros a frente a direita quase encostado na rua, escondido no mato existe um marco de concreto de uns 60cm de altura...um outro a uns 100 metros a frente a esquerda com uma placa em cima escrita "PROTEGIDO POR LEI PETROBRAS"...colocaram lá já faz 1 ano...

    ResponderExcluir