quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Itaipuaçu: Obras da Petrobras para instalação da tubulação do emissário do Comperj estão paradas

Paralisação se deve a cronograma de obras segundo a Petrobras. No entanto, a instalação dos dutos segue inalterada nos bairros de Cassorotiba e Bosque Fundo. Assim, dentro de poucos meses, esta obra ilegal estará concluída e prestes a despejar toneladas de esgoto petroquímico do Comperj no litoral de Maricá, mesmo havendo uma alternativa menos impactante, a do descarte zero (vide postagens anteriores deste blogue para saber mais a respeito).

Por: Marcelo Bessa – Itaipuaçu Site

As obras para assentamento da tubulação do duto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) na Rua 60 - Jardim Atlântico, em Itaipuaçu (Maricá), foram paralisadas há algumas semanas.

Segundo informações, no início do mês passado, a Polícia Federal intimou doze empresas a prestarem esclarecimentos sobre depósitos efetuados em empresas de fachada utilizadas pelo doleiro Alberto Youssef para lavagem de dinheiro de desvios da Petrobras. Uma delas é a Construtora OAS, responsável pelo andamento das obras em Itaipuaçu.

Petrolão
Acusadas de formação de cartel pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro, as fornecedoras da Petrobras devem ser alvo de investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a exemplo das fornecedoras do Metrô, que foram acusadas pela alemã Siemens de atuar em cartel.

O compartilhamento de provas, que estão dispersos em vários processos abertos em decorrência da Operação Lava Jato, deverá seguir trâmite específico. Na Justiça, as empresas terão de se manifestar em processos criminais abertos para investigar evasão de divisas e lavagem de dinheiro. No Cade, o processo é administrativo para apurar se as empresas cometeram infração à ordem econômica.

Nota da Petrobras
De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, em nota enviada ao ITAIPUAÇU SITE, as atividades em Itaipuaçu foram paralisadas devido ao planejamento de execução da obra do Emissário do Comperj. Ainda segundo a nota, no momento as atividades de construção e montagem estão sendo realizadas na região de Cassorotiba e Bosque Fundo. Tão logo as atividades nesses locais finalizem, a obra na Rua 60 será retomada.


(Disponível em: http://www.itaipuacusite.com.br/2014/11/itaipuacu-obras-da-petrobras-para.html. Publicado em 7/11/2014. Fotos: Carluz Henrique. Comentários de Cássio Garcez).

Colocação dos dutos no Bosque Fundo. Foto: Carluz Henrique.


Visão dos dutos a espera de sua instalação, com a Pedra de Inoã ao fundo. Notar a grande largura da tubulação, o que dá apenas uma noção da quantidade de efluentes que serão transportados dia e noite de Itaboraí até o litoral de Maricá.  Foto: Carluz Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário