Caríssimos leitores,
Informamos que enxugamos as publicações deste nosso blog, deixando acessíveis apenas aquelas que estão de uma forma ou de outra diretamente ligadas ao Emissário Terrestre/Submarino do Comperj. As outras estarão arquivadas como rascunho, disponíveis apenas a quem eventualmente solicitá-las.
Acreditamos que, assim, será mais fácil encontrar os dados aqui disponíveis sobre esta obra de licenciamento escandalosamente ilegal e que trará danos ainda não totalmente conhecidos pela ciência para o litoral de Maricá e de municípios vizinhos.
Reproduzimos abaixo uma prova de que a construção do emissário está a todo vapor, através de um licenciamento municipal publicado no JOM (Jornal Oficial de Maricá) em 22 de maio de 2014:
BUENO ENGENHARIA E CONSTRUCOES LTDA
CNPJ: 76736123/0001-57
Endereço: Rua Ismael Barros de Figueiredo, Lote 08, Ubatiba, Maricá – RJ
A Empresa BUENO ENGENHARIA E CONSTRUCOES LTDA, torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Ambiente-SMA, a LICENÇA AMBIENTAL DE INEXIGIBILIDADE nº 017/2014, com validade de 04 (quatro) anos a contar da data de sua emissão, aprovando a implantação de canteiro de obras visando apoio logístico para o serviço de demolição de edificações, benfeitorias existentes e cercamento dos lotes das áreas destinadas à implantação de nova faixa de dutos
Maricá – COMPERJ. Maricá, 12 de maio de 2014. (Processo n° 6647/2014)
Assim, àqueles que ainda não acreditavam que o emissário viesse a se tornar realidade um dia, sugerimos começar a sair de sua zona de conforto e passar a buscar formas de protestar - e agir! - contra essa catástrofe anunciada para Maricá.
Que tal pensar em organizar megamanifestações da população para exigir a adoção da alternativa menos impactante e de domínio da própria Petrobras (o descarte zero de efluentes, como o que existe na Refinaria Capuava, em São Paulo, e que sequer foi apresentada no EIA/RIMA)?
O que estiver ao nosso alcance, nos colocamos à disposição de nossos leitores e de ativistas.
Fora Duto do Comperj em Maricá! E em qualquer outro lugar!
Abraços,
Cássio Garcez
O emissário terrestre/submarino do Comperj, obra da Petrobras que despejará toneladas diárias de esgoto petroquímico no litoral de Maricá, está praticamente pronto. Assim, mesmo sendo um empreendimento ilegal, cheio de irregularidades e licenciado de forma suspeita, estará em breve poluindo praias, ilhas e pescado deste município e de outros, como Niterói. Não há mais o que fazer, infelizmente, a não ser cobrar das autoridades mais fiscalização, além de denunciar os impactos. E lamentar.